chat with us

Carrinho de Compras

You have no items in your shopping cart.

Search
Contact us

Contact Us

Contact Information

* Campos obrigatórios

CAMARA MUNICIPAL DE MIRA


CAMARA MUNICIPAL DE MIRA
 

Visão rápida

Os indícios de vestígios antigos da vida humana no Concelho de Mira remontam a épocas antiquíssimas. Da época romana foram encontrados alguns materiais de construção, nomeadamente "tegulae" (telhas) e cerâmica doméstica. No periodo Muçulmano esta região terá sido palco de guerras entre cristãos e árabes quando estes dominaram Coimbra e zona envolvente.A influência árabe foi, aliás,muito nítida tendo mesmo a região um dos maiores focos de moçarabismo de toda a península.

É a partir da última conquista de Coimbra aos árabes, em 1064, que melhor se conhece a História das terras de Mira. Terá sido o primeiro Governador de Coimbra, o moçarabe Sisnando que entregou as terras de Mira a Soleima Godinho, sendo a posse confirmada em Fevereiro de 1095, por D. Raimundo e D. Urraca, então Senhores de Portucale.

A partir da construção do mosteiro de Santa Cruz estas terras passaram para a sua posse sendo arroteadas, valorizadas e levando à criação de novos povoados. Em 1442 D. Pedro (Regente de Portugal e Duque de Coimbra) concede autonomia administrativa à Vila de Mira e diversos previlégios para fixar população e desenvolver o lugar. D. Manuel I concede foral de Mira em 28 de Agosto de 1514, e dá a administração da Vila a Gonçalo Tavares, o primeiro senhor de Mira.

Manteve-se o senhorio de Mira na Família dos Tavares até ao séc. XVIII, quando passou a integrar a Casa das Rainhas. E aí se manteve até à extinção do regime senhorial, em 1833.

  • Check-In:
  • Check-Out:
  • Check-in:
  • Check-out:
  • No of Rooms:
  • No of Guests:

Rooms

  • Check-in:
  • Check-out:
  • No of Rooms:
  • No of Guests:

Rooms

Nome Inclusions Preço
No rooms available for booking.
 

Congrats! Rooms available.

Detalhes

Mira pertence administrativamente à Região Centro (NUT II), mais concretamente ao distrito de Coimbra. Esta região no quadro geográfico nacional localiza-se na faixa litoral entre as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Do ponto de vista da actual organização da região centro, o concelho de Mira encontra-se integrado no agrupamento de concelhos da Sub-região do Baixo Mondego (NUT III), juntamente com Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Penacova e Soure. O concelho faz ainda parte integrante de uma vasta área que engloba a Ria de Aveiro e que constituí a chamada Associação dos Municípios da Ria (AMRIA), bem como à região natural da Gândara, que se estende entre as bacias dos rios Vouga e Mondego, fazendo igualmente parte da associação dos municípios do Baixo Mondego e Gândara. Está limitado pelo concelho de Vagos a Norte, a Sul e a Nascente pelo concelho de Cantanhede e a Poente pelo Oceano Atlântico. Ocupa uma área de 124,1 Km2 e é constituído por 4 freguesias: Mira, Praia de Mira, Carapelhos e Seixo. A população do concelho de Mira é composta por 12872 habitantes, os quais estão fundamentalmente fixados na faixa Norte-Nascente, gerando aí uma densa ocupação por contraposição com a faixa litoral. A densidade populacional do concelho é de 104 Hab. / Km2. Encontra-se a cerca de 40 km de Coimbra, 16 km de Cantanhede, 15 km de Vagos, 29 km de Aveiro e 30 km da Figueira da Foz.

 

 

Contactos                                                                                              

                  

contactos gerais

Câmara Municipal de Mira

Praça do Município  3070-304 Mira

número verde +351 800 205 974  

telefone +351 231 480 550

fax +351 231 458 185 

correio electrónico  geral@cm-mira.pt

Informação Adicional

deal_category N/D

Etiquetas de Produtos

Utilize um espaço para separar as etiquetas. Utilize aspas simples (') para frases.

Sobre Promoções

Inscreva-se na nossa newsletter para receber as melhores promoções e descontos.

Sign up for newsletters
vBulletin statistic