Casmilo, Condeixa-a-Nova, Zambujal.
Na estrada que liga o monte da Senhora do Círculo à Serra de Janeanes encontramos a povoação de Casmilo no concelho de Condeixa-a-Nova, freguesia do Zambujal. Entrando na povoação é necessário descer a pé seguindo por um caminho marcado pela paisagem dos calcários até ao Vale das Buracas, onde existem vários abrigos rochosos, num muro natural da Serra do Rabaçal, inscrito no quadro cársico do Maciço de Sicó, as chamadas “buracas”.
As buracas podem apresentar forma elíptica ou circular e as suas dimensões são muito variáveis. As buracas mais pequenas apresentam cerca de 2 a 3 metros de largura e 1 a 2 de profundidade. Já as grandes buracas captam verdadeiramente a atenção do visitante. Os melhores exemplares desta morfologia podem apresentar mais de 10 metros de diâmetro e 5 a 7 de profundidade.
Ladeada por grandes escarpas, esta interessante formação geológica corresponde ao que resta das entradas para túneis maiores, autênticas grutas. Foi o desabamento do tecto que se sobrepunha a elas que acabou por tapar esses antigos corredores, ficando apenas estes buracos de grande escala.
Numa região onde a água superficial é praticamente inexistente, as águas escoam de forma subterrânea, numa rede densa de grutas, que se estendem ao longo da Orla Ocidental portuguesa e que alimentam os aquíferos da região. Alguns estudos de arqueologia nos anos 90 mostraram que estas buracas, ao longo dos séculos, tiveram diferente ocupação humana e serviram de abrigo aos animais.
O Vale das Buracas e toda a sua zona envolvente são muito procuradas para a realização de actividades de ar livre, designadamente, escalada, montanhismo, orientação, rappel e acampamentos. Recentemente foi criado um percurso pedestre que tem início na aldeia de Casmilo e percorre a paisagem cársica da região. Este percurso pedestre permite conhecer as limitações naturais da região, bem como apreciar a forma como as populações ultrapassaram estes condicionalismos e viveram durante anos em harmonia com o meio.
Há outros locais no Maciço do Sicó com buracas semelhantes, como são os casos do Vale do Poio ou do Vale de Covões, mas aqui, em Casmilo, este Vale encantador apresenta a maior concentração de buracas do país.